domingo, 27 de maio de 2012

Marcha das Vadias reúne mais de mil pessoas no centro do Recife

26/05/2012 


Homens e mulheres fazem protesto contra a violência sexual.Manifestação também ocorre neste sábado em outras cidades do país.

Marcha das Vadias segue pelas ruas do centro do Recife (Foto: Luna Markman/G1)
Mulheres e homens de todas as idades fazem uma marcha pelas principais ruas do centro do Recife, na tarde deste sábado (26), contra o abuso sexual. De acordo com o 11° Batalhão da Polícia Militar, mais de mil pessoas participam da mobilização, que também ocorre em outras cidades do Brasil.

Mulheres foram seminuas como forma de protesto(Foto: Luna Markman/G1)

Muitas mulheres foram às ruas seminuas para passar uma mensagem: "mostrar que a forma que a gente se veste não muda a nossa personalidade nem tira os nossos direitos", disse uma das participantes, que preferiu ter o nome preservado. "Nós queremos mudar a mentalidade das pessoas que acham que a culpa é nossa de sofrer alguma violênca. Nós somos vítimas", falou a dentista Patrícia Sampaio.


O protesto segue com pessoas segurando cartazes e entoando palavras de ordem. Entre elas, a artista Gigi Bandler, do grupo de teatro feminista Loucas da Pedra Lilás, que segura uma cartolina escrita "Jesus ama as vadias". "O moralismo e o fundamentalismo religioso impedem que o país avance na generosidade com as mulheres, com os gays e outras minorias", explicou.


Uma das faixas da Avenida Conde da Boa Vista está tomada pela passeata. Policiais militares acompanham o grupo e, até o momento, não registraram nenhum incidente.


______________________________________-

0 Ver comentário(s):

Postar um comentário